Perpétuo Socorro - Belo Oriente, 09 de janeiro de 2025
A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, 31 de maio, a decisão do Papa Francisco de acolher o pedido de renúncia de dom Luiz Flávio Cappio, nomeando para a diocese de Barra, na Bahia, o padre João Batista Alves do Nascimento, atual reitor do Santuário Bom Jesus da Lapa, na Bahia.
Dom Luiz Flávio Cappio nasceu em 4 de outubro de 1946, em Guaratinguetá, São Paulo. É formado em Filosofia e Teologia pelo Instituto Filosófico e Teológico Franciscano, em Curitiba (PR) e Petrópolis (RJ). Também cursou Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas, na Universidade Católica de Petrópolis (RJ).
Foi ordenado padre em 1971, em Guaratinguetá (SP). Atuou na Pastoral missionária e paroquial em vários setores, especialmente na Pastoral Vocacional e orientação de retiros espirituais. Tornou-se bispo da diocese de Barra, na Bahia, em 1997. Seu lema episcopal é “Que todos tenham vida”.
Monsenhor João Batista Alves do Nascimento nasceu em 2 de março de 1972, em Jordânia, Minas Gerais. Entrou no Seminário Beato Gaspar, em Bom Jesus da Lapa (BA) no ano de 1994. Fez seus estudos filosóficos na Universidade Católica do Salvador, em Salvador (BA), nos anos de 1995 a 1996. Entre 1998 e 2001 concluiu o curso de Teologia na Universidade Católica do Salvador, em Salvador (BA).
Foi ordenado padre em 16 de dezembro de 2001, na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista (BA). Entre as funções que exerceu em seu ministério presbiteral estão a de superior vice-provincial da Bahia, de 2011 a 2014; formador de seminaristas de Filosofia em Pituaçu, em Salvador (BA), de 2015 a 2018; reitor para o Santuário do Bom Jesus da Lapa, na Bahia, desde 2019, e atualmente, também é membro do Conselho dos Missionários Redentorista da Bahia e do Conselho Presbiteral da diocese de Bom Jesus da Lapa.
Estimado irmão, dom Luiz Flávio Cappio
Gostaríamos de lhe agradecer por seu pastoreio junto ao povo da diocese de Barra, na Bahia, onde exerceu sua missão com tanto carinho e afeto por mais de 20 anos. Estamos certos de que nesse tempo, com alegria e autenticidade, o senhor manifestou uma atenção especial e particular aos mais pobres, mas também pela criação de Deus.
Inspirado por São Francisco de Assis, modelo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, o senhor procurou se manter em harmonia com Deus, com os outros, com a natureza e consigo mesmo.
O seu testemunho de vida, assim como nos recorda a Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, mostrou a todos que urge um grande desafio de protermos a nossa Casa Comum, unindo toda a “família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral”.
Receba o nosso agradecimento por tanto tempo de dedicação e entrega em favor do serviço evangelizador junto ao povo de Deus.
Em Cristo,
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBBDom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBBDom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Bispo de Garanhuns (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBBDom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB
Estimado irmão, monsenhor João Batista
Recebemos com muita alegria a notícia de sua nomeação, feita pelo Papa Francisco, como bispo de Barra (BA), nesta quarta-feira, 31 de maio.
Desejamo-lhes que em seu novo ministério você possa anunciar o Evangelho pondo-se em movimento, em saída e com boas iniciativas.
Que Nossa Senhora, serva do Senhor perseverante na oração (cf. At 1, 12), fortaleça a sua constância e o coloque em práticas de hospitalidade, acolhimento, reconhecimento e de integração para com o povo de sua nova diocese.
Em Cristo,
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBBDom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBBDom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Bispo de Garanhuns (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBBDom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB
CNBB