Perpétuo Socorro - Belo Oriente, 27 de novembro de 2021

28/10 Notícias da Igreja Tem início II Simpósio Global Uniservitate: mensagem do Papa
Compartilhar

Com uma mensagem de Papa Francisco e outra do Secretário-geral da ONU, António Guterres tem início o II Simpósio Global Uniservitate

Nos dias 28 e 29 de Outubro de 2021, tem lugar o II Simpósio Global Uniservitate, organizado em conjunto com a Universidade Católica Portuguesa e coordenado pelo CLAYSS e pela Porticus.  Sob o lema “Aprendizagme-Serviço, educação integral e espiritualidade transformadora” reunirá representantes de instituições de ensino superior de todo o mundo com o objectivo de promover uma educação integral de acordo com os desafios do nosso tempo.

O encontro multicultural e gratuito terá início com a leitura de uma carta do Papa Francisco, uma mensagem enviada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, e com a participação do Cardeal Manuel Clemente (Cardeal Patriarca de Lisboa e Magno Chanceler da Universidade Católica Portuguesa, Portugal) e D. José Ornelas Carvalho (Bispo de Setúbal e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa), bem como a Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, a coordenadora do Programa Uniservitate, María Rosa Tapia, e a directora do CLAYSS, María Nieves Tapia.

Durante os dois dias, o evento contará com múltiplas actividades em formato virtual que incluem painéis temáticos por especialistas líderes e participantes de todo o mundo:

Uma visão ecuménica, inter-religiosa e humanista da espiritualidade da fraternidade e do serviço: composta por José Ivo Follmann (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil),  James Kielsmeier (Fundador, National Youth Leadership Council (NYLC), EUA)),  Mercy Pushpalatha (United Board for Christian Higher Education in Asia, Índia), Xus Martín García (GREM, Universidad de Barcelona, Espanha)

Mãos, Cabeça e Coração: Reflexões sobre Serviço – Aprendizagem, Educação Integral e Espiritualidade Trasnformadora: Michelle Sterk Barrett (College of the Holy Cross, EUA),  James Arthur (The Jubilee Center for Character and Virtues, University of Birmingham, Reino Unido), Karen Venter (University of the Free State, África do Sul),  Ana Oliveira (UCP, Portugal).

Espiritualidade institucional e espiritualidade pessoal: contribuições de uma espiritualidade de fraternidade e serviço: Daniela Gargantini (AUSJAL -Asociación de Universidades Confiadas a la Compañía de Jesús en América Latina-, Universidad Católica de Córdoba, Argentina), Judith Pete (Tangaza University College, Nairobi, Quénia), Tom Kearney (Tangaza University College, Nairobi, Quénia), Alexandre Palma (Diretor do CITER, UCP, Portugal), Anthony Vinciguerra (ACCU, EUA).

O II Simpósio Global Uniservitate tem também a colaboração da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC) em adesão ao Pacto Educativo Global, lançado pelo Papa Francisco, com o objectivo de alcançar uma transformação cultural profunda, integral e a longo prazo através da educação. Nesta linha, mais de 30 universidades e instituições de ensino pertencentes a mais de 25 países dos cinco continentes terão a oportunidade de apresentar alguns dos seus trabalhos.

O evento, que se destaca pela sua grande riqueza cultural por ser um ponto de convergência de mais de 15 línguas e 5 religiões, terminará com as conclusões de María Nieves Tapia (Directora do CLAYSS, Argentina), Chantal Jouannet Valderrama (Pontificia Universidad Católica de Chile), Rita Paiva e Pona (Universidade Católica Portuguesa) e María Rosa Tapia (Coordenadora do Programa Uniservitate-CLAYSS, Argentina).

Os interessados podem registar-se em www.uniservitate.org

Para mais informações: symposium@uniservitate.org

Sobre a Uniservitate

Uniservitate é um programa global para promover a aprendizagem baseada na solidariedade (AYSS) nas Instituições Católicas de Ensino Superior (ICES), coordenado por Porticus e CLAYSS. O seu objectivo é gerar mudanças sistémicas através da institucionalização do AYSS como instrumento para cumprir a sua missão de oferecer uma educação holística às novas gerações e de as envolver num compromisso activo com os desafios do nosso tempo.

O programa tem uma equipa internacional de investigação e planos de apoio institucional implementados a partir de nós regionais, distribuídos estrategicamente nos 5 continentes.

Saiba mais: www.uniservitate.org

Sobre a Universidade Católica Portuguesa

Como universidade de investigação líder, a Universidade Católica Portuguesa (UCP) contribui para o fortalecimento da sociedade ao produzir ciência que muda a vida, cidadãos instruídos e empresários virados para o futuro. Ao longo dos últimos 50 anos, a Universidade Católica Portuguesa tem recorrido à grande tradição das universidades católicas para desenvolver um modelo de educação e investigação transformacional com vocação internacional. Entre os nossos ex-alunos, contamos com um Prémio Nobel, vários dos maiores CEOs e líderes políticos do mundo, cientistas de renome, líderes da Igreja e empresários sociais. São líderes mundiais que representam a qualidade da nossa educação e são inspirados pela determinação da sua alma mater na procura de soluções éticas, criativas e inovadoras. O esforço de excelência da UCP valeu-lhe a posição de Universidade Nº 1 em Portugal no Ranking Universitário Mundial do Ensino Superior de Times (THE WUR2019-2020 e THE WUR 2020-2021). Na UCP, criamos valor com valores.

Saiba mais: www.ucp.pt

Fonte: Universidade Católica Portuguesa

Vatican News
Imagem capa: Vatican Media