Perpétuo Socorro - Belo Oriente, 27 de novembro de 2021

27/10 Notícias da Igreja Papa Francisco nomeia monsenhor Joel Maria dos Santos bispo auxiliar da Arquidiocese de BH
Compartilhar

O monsenhor Joel Maria dos Santos foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco. O anúncio da nomeação ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 27 de outubro. O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, agradeceu ao Papa Francisco e manifestou a sua alegria com a nomeação: Um dom para a nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte, em seu ano jubilar Centenário, na vivência do caminho sinodal convocado por nosso Santo Padre.

Filho de Noraldino Maria dos Santos e Luiza Izabel dos Santos, monsenhor Joel nasceu em 8 de fevereiro de 1966, em Belo Horizonte (MG). Possui formação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas e Teologia pelo instituto Dom João Resende Costa da mesma universidade, onde também cursou Psicologia. Possui especializações lato sensu em Teologia Pastoral, Ciências da Religião e Hermenêutica Bíblica, todas pela PUC Minas.

Foi ordenado Diácono em 15 de maio de 1993 e Presbítero no dia 14 de maio de 1994. É vigário episcopal para Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte e pároco solidário da Paróquia Santíssima Trindade, bairro Gutierrez.

Ouça a mensagem especial de dom Walmor sobre a nomeação

Amado irmão, amada irmã,

Saúde e paz

Quero, de modo muito especial, expressar a minha união e gratidão ao amado Papa Francisco, ao acolher hoje, com especial alegria, a nomeação de monsenhor Joel Maria dos Santos como mais um bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte. Um dom para a nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte, em seu ano jubilar Centenário, na vivência do caminho sinodal convocado por nosso Santo Padre – o Papa Francisco.

A nomeação de monsenhor Joel Maria dos Santos para o ministério de bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte muito contribuirá com a nossa missão de Proclamar a Palavra de Deus, na rede de comunidade de fé de nossa amada Arquidiocese – mais de 1500 comunidades, em 28 municípios, em uma população de mais de 5 milhões de habitantes.

Nossa gratidão, reverência e profunda comunhão com o amado Papa Francisco. O Povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte, também agradecido ao “sim” do monsenhor Joel Maria dos Santos, o recebe com muita alegria, em comunhão com o seu ministério. Um tempo bonito para a Igreja ao viver o caminho sinodal, em meio a desafios enormes da vida humana, do nosso tempo e da nossa sociedade brasileira, esse irmão dá o seu “sim” para proclamarmos a Palavra de Deus, juntos, e anunciarmos o Reino, o Reino de Deus, para marcar a sociedade com o “sabor do Evangelho”.

Com apreço, reverência e na alegria de crer em Jesus Cristo, caminhemos juntos, fortalecendo sempre mais a nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte, na condição de servidores da vida, da verdade, promovendo a justiça e defendendo os direitos. Um grande abraço na alegria deste dia e desta singular experiência para todos nós. Deus abençoe o monsenhor Joel Maria dos Santos, seus familiares, especialmente o seu papai, muito enfermo, o senhor Noraldinho, e nós possamos caminhar juntos na alegria do serviço. Deus abençoe todos. O nosso caminho seja fecundo. Grande abraço, na alegria deste anúncio tão importante para a vida de nossa Igreja, para a vida de monsenhor Joel Maria dos Santos, para a vida do amado Povo de Deus. A Mãe da Piedade nos proteja, nos acompanhe e nos inspire neste caminho.

ARQUIDIOCESE DE BH