Perpétuo Socorro - Belo Oriente, 18 de abril de 2024

15/03 Notícias da Paróquia Formação Para Músicos
Compartilhar

Nos dias 12 e 13 de março, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Perpétuo Socorro, Belo Oriente, foi feita a formação para músicos, ministradas pelo professor de canto Erico Damada e sua esposa Barbara.

A formação se iniciou no sábado as 17:00 e findou-se por volta das 20:30. As primeiras instruções foram passadas pelo nosso Pároco, o Pe. José Cláudio, o qual instruiu, dentre outras coisas, os músicos a incentivarem a assembleia a participar da missa cantando a resposta do salmo, pois se observou pouca participação do povo na liturgia. Foi solicitado, também, que se escolham hinos conhecidos ou que se faça o ensaio com a assembleia antes da Missa.

Em seguida, Erico iniciou explicando algumas técnicas de canto. Foi ensinada a técnica de respiração correta através do diafragma, exercícios vocais para fortalecer as cordas vocais, os quais são muito importantes para não danificá-las, pois cantar sem fazer os devidos preparos podem causar danos irreversíveis à voz, impossibilitando o músico de continuar cantando.

No domingo a formação ocorreu pela manhã. Teve-se as 08:00 com a celebração e terminou às 12:30 com o almoço.

Neste dia, o foco maior foi para os cantos da liturgia, onde foram explicadas as técnicas de como deixar as músicas bonitas, de forma a prender melhor a atenção da assembleia e fazer com que haja uma melhor participação da Santa Missa. Foi frisado, também, a importância de escolher hinos de acordo com o tempo litúrgico, com a liturgia do dia e que a assembleia conheça para facilitar a participação.

O Salmo teve um foco maior, pois se observou certa dificuldade na preparação e ensaio da melodia, e, além disso, foi discorrido sobre o nervosismo de cantar no ambão.

No decorrer de toda a formação, foram feitas perguntas aos músicos, de forma a tornar o curso mais dinâmico e participativo. E no final abriu-se espaço para perguntas que foram respondidas pelo formador.

No final do encontro foi feito um momento de oração, após ter sido falado de como é importante cultivar a oração, como forma de mantermos a intimidade com Deus, para que o coração dos músicos esteja unido ao de Deus e para sermos inspirados pelo Espirito Santo. Lembramo-nos de Pedro, Tiago e João, que sempre estavam com Jesus, pois eram seus melhores amigos. Eles eram íntimos de Jesus e estavam com Ele nos momentos mais importantes relatados na Bíblia.

Algo muito importante, para essa formação, foi ter trazido um professor de canto católico, que além da técnica trouxe espiritualidade para o encontro.

Formações como essas são muito necessárias para a melhoria constante das equipes, pois Deus merece o nosso melhor. Assim como Jesus se fez nosso servo (Mt 20,28), assim também devemos servi-lo como amor e excelência.

“A voz da verdade não se cala, não clama pelos lábios, mas vocifera do interior do coração” (Santo Agostinho)